Seminário A Comuna de Paris. Participem! As análises anarquistas e comunistas sobre esse marco na história da luta pela emancipação humana.

comuna de paris

No dia 09 de maio de 1871, a comissão de barricadas da Comuna reforçava as defesas de Paris. A Comuna perdia o Forte d’Issy, um dos seus principais pontos de resistência.
Mas communards e communardes estavam dispostos a lutar até o fim para defender a Comuna.

Quando em 18 de março de 1871, ocorreu a canonade em Montmartre e os canhões da guarda nacional foram defendidos pela guarda e pelo povo contra Thiers e seus generais, os communards e communardes mostravam que estavam dispostos a lutar. Não iriam mais aceitar as ordens de um governo comprometido com os poderosos.

Nesse mesmo dia, Guardas Nacionais ocuparam o Hôtel-de-ville, dando início ao que ficou conhecido como “A Comuna de Paris”.

Em 26 de março de 1871, as eleições para o Conselho da Comuna eram feitas. Em 28 de março, a Comuna de Paris era proclamada e no dia 31 a bandeira vermelha tremulava no Pantheón.

É para extrair lições e para lembrar a luta de communards e communardes que a Frente Independente Popular do Rio de Janeiro organiza um Seminário sobre a Comuna de Paris de 1871, no dia 09 de maio, às 18h30, na UERJ.

A Comuna não está morta!
Vive la Commune!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s