1º DE MAIO EM ZURIQUE: AÇÃO DIRETA EM APOIO ÀS LUTAS CONTRA A COPA NO BRASIL

1º DE MAIO EM ZURIQUE: AÇÃO DIRETA EM APOIO ÀS LUTAS CONTRA A COPA NO BRASIL

No último 1º de maio, o consulado brasileiro em Zurique (cidade-sede da FIFA) foi alvo de um ataque com garrafas cheias de tinta vermelha. A ação direta foi em solidariedade às lutas que estão acontecendo no Brasil contra a Copa do Mundo, contra as remoções, gentrificação, entre outros problemas em razão dos quais gritamos: NÃO VAI TER COPA!
A mídia corporativa chegou a relatar o ataque, embora obviamente tenha despolitizado o ato (que foi apenas um dos que aconteceram naquela cidade no 1º de maio), não mencionando sua motivação: http://www.nzz.ch/aktuell/zuerich/uebersicht/1-mai-zuerich-revolutionaerer-aufbau-1.18294192.

Abaixo, segue a tradução da notícia em páginas de ativistas e da organização revolucionária “Revolutionärer Aufbau”.

http://ch.indymedia.org/de/2014/05/92132.shtml
1º de Maio de 2014 em Zurique

“Aqui você fica sabendo das novidades de Zurique do 1º de Maio
O 1º de maio 2014 em Zurique começou como de costume às 9h30 na Rua Lager (Lagerstrasse). De acordo com a mídia burguesa mais de 14 mil pessoas participaram do protesto, dos quais cerca de 1500 compunham o bloco revolucionário, o qual, como todo ano, era o mais animado do protesto.
Com canções, palavras de ordem, sprays, placas, faixas e bandeiras informavam-se as diversas reivindicações do bloco.
Depois do protesto: todos ao encontro revolucionário, 12h30 no Kanzleiareal. Às 15h, protesto anticapitalista com concentração na entrada da rua Bäcker (Bäckerstrasse).”

http://aufbau.org/index.php/widerstand-mainmenu-2/allgemein-mainmenu-3/1702-aktionen-rund-um-den-1-mai-in-zuerich-zusammenstellung

“Ações do primeiro de maio em Zurique (compilação).
Apesar da total militarização da zona 4 em Zurique e embora nunca se tivesse visto tantos ‘porcos’ (termo pejorativo para policiais) em serviço em um 1º de Maio como no atual comando de Richard Wolff, ocorreram várias ações militantes. Nós tentamos dar aqui o mais completo panorama possível.
(fonte: ch.indymedia.org/de)

Consulado brasileiro embelezado
01.05.2014 16:46

Como símbolo da luta contra a lógica de lucro capitalista e de um 1º de maio combativo embelezamos o consulado brasileiro com tinta. Para realizar a Copa do Mundo que está por vir e os jogos olímpicos de 2016, o governo brasileiro investe bilhões em estádios caros e na infraestrutura destes. Investimento imenso que mais uma vez teve de ser economizado da área social. Já hoje incontáveis pessoas são afetadas por tal desmonte social. Associado ao megaevento esportivo ocorre uma incomparável série de remoções. Para que os estádios possam ser construídos, bairros inteiros tiveram de desaparecer. As moradias baratas são removidas para que ao lado novos templos de compras sejam erguidos. O Estado e a repressão são alegres cooperadores. Inúmeros bairros foram ocupados nos últimos meses, não apenas para perseguir as pessoas, como também para disfarçar persistentes problemas sociais. Enquanto a FIFA, sediada em Zurique, fica com todos os lucros, sofrem as pessoas do local.
Solidariedade aos progressivos e persistentes protestos sociais. Que se combata a FIFA e o Capital. Por um mundo no qual os eventos esportivos venham sem remoções, sem a lógica do lucro e sem o assassinato de trabalhadorxs”.

http://www.nzz.ch/aktuell/zuerich/uebersicht/1-mai-zuerich-revolutionaerer-aufbau-1.18294192

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s