NOTA DE ESCLARECIMENTO (FIP-RJ)

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Frente Independente Popular do Rio de Janeiro (FIP-RJ) vem esclarecer algumas questões e falsas polêmicas que ocorreram após a publicação da “Nota sobre o IV Encontro contra o aumento”, que ocorreu na segunda-feira, dia 5/1.

É uma falsa polêmica afirmar que a FIP-RJ está “difamando” e “acusando” o MPL-RJ. Em momento nenhum a FIP-RJ afirmou que o MPL-RJ falou com a polícia. Mas entendemos que é colaborar com a repressão ficar ao lado dos governistas e não unir a pauta contra o aumento da passagem com a luta pela liberdade de TODXS os presos políticos. Isso contribui para invisibilizar a luta contra a perseguição política.

O central de nossa crítica é a presença de governistas na construção da luta contra o aumento realizado pelo próprio governo.

É o governo que está reprimindo e perseguindo os movimentos sociais, que autoriza e garante o aumento das passagens, que coloca o Exército na Maré e que cria a Força Nacional para reprimir camponeses e indígenas.

Não é sectarismo da FIP-RJ fazer uma crítica pública sobre o que ocorreu no IV Encontro. Não construir a luta popular contra o governo, com o próprio governo, é um posicionamento político, classista, que tem legitimidade de ser apresentado e discutido em um Encontro – como o IV Encontro. Nossa proposta é unir as lutas contra o aumento da passagem e pela liberdade de todos os presos políticos. Estamos presentes desde o I Encontro contra o aumento e já nesse dia propusemos incluir a pauta pela liberdade de todos os presos políticos na luta contra o aumento. Da mesma forma, na plenária unificada de terça-feira, dia 6, propusemos incluir a luta contra o aumento na pauta da luta contra as prisões e perseguições políticas.

Lembramos mais uma vez que Caio Silva e Fábio Raposo foram presos por conta da repressão que ocorreu durante um ato convocado pelo MPL-RJ e que Rafael Braga foi preso num ato contra o aumento das passagens.

Lutar não é crime!
Liberdade a TODXS os PRESOS POLÍTICOS!
Contra o aumento das passagens!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s