UM VERDADEIRO DIA 15 DE MARÇO! (“Fórum de Enfrentamento ao Genocídio do Povo Negro”))

UM VERDADEIRO DIA 15 DE MARÇO!

Ontem [15/3/15] tivemos uma verdadeira manifestação no dia 15 de março, em Madureira: o ato em memória de Cláudia Ferreira da Silva, 38 anos, mulher negra, auxiliar de limpeza e moradora do Morro da Congonha, zona norte do Rio de Janeiro, assassinada pela polícia militar, em 16 de março de 2014.

“O assassinato de Cláudia revela a face cruel do racismo brasileiro, que se dá através da violência do Estado. Vê-se as diferenças de repercussão da mídia, em relação ao menino João Hélio, este o tempo todo lembrado por seu nome; já Cláudia, foi duplamente desumanizada, pela polícia e imprensa, que insistia em usar o termo “mulher arrastada”, descaracterizando a vítima. E assim segue o genocídio do povo negro.

Você sabe o que é ‘genocídio’?

Em 1912, um ‘médico’ chamado Afrânio Peixoto disse que o Brasil levaria 100 anos para se livrar completamente da população negra que restou da escravatura. Ou seja, queriam que em 2012 não houvesse mais negros/as no Brasil, que a população, conforme os planos de eugenia, estaria completamente ‘clareada’. Naquela época, existiam CEM negros para cada UM branco. Cem anos depois, somos, ainda, 52% da população. O genocídio está em curso ainda.

A violência contra mulheres negras nos hospitais, que iniciou naquele período, leva mães negras e seus bebês a óbito; o encarceramento em massa, onde 80% são de homens negros nas prisões masculinas, e nas femininas, 70% são negras. De cada 100 assassinatos, 80 são negros; morrem 83 negros por dia.

Genocídio é ‘(…) a destruição de uma nação ou de um grupo étnico'”.

* Texto retirado do panfleto do ‘Fórum de Enfrentamento ao Genocídio do Povo Negro’.

Cláudia Ferreira presente na luta!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s