Manifesto do I Encontro da FIP-RJ

Viva o I Encontro da Frente Independente Popular (FIP-RJ)!

Não vai ter Copa , nem eleição; 2014 o povo quer revolução!”

Um grande chamado!

O I Encontro da Frente Independente Popular do Rio de Janeiro (FIP-RJ) ocorreu em três etapas, entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014. Enfrentando, ombro a ombro com os/as companheiros/as da Aldeia Maracanã, a investida da Tropa de Choque em nossa plenária final no dia 15 de dezembro, não esmorecemos em nosso objetivo e continuamos o trabalho de conclusão dos debates e deliberações.

A unidade da FIP, construída com base numa prática concreta, ao longo de meses de manifestações, panfletagens, debates, prisões, recuos e avanços, encontra hoje um novo componente: um programa aprovado em nosso Encontro, que mais do que uma orientação, é um grande chamado a todos/as os/as lutadores/as do Rio de Janeiro. Um caminho a seguir construído por centenas de ativistas das mais diferentes orientações ideológicas e políticas.

Ante os protestos populares crescentes a única resposta apresentada pelo Estado reacionário brasileiro tem sido o aumento implacável da repressão. A 50 anos do terror do golpe militar, as manifestações continuam a ser tratadas como questão de “segurança nacional”. A Lei de Exceção da FIFA (“Lei Geral da Copa”) e a legislação antiterrorismo instalarão um estado de exceção que lembra os duros anos da ditadura militar.

Longe de demonstrar força do Estado, essas medidas comprovam o poder de luta que tem nosso povo. Não há um dia sequer que o país não seja sacudido por algum foco de revolta, contra a situação de colapso do sistema de saúde, transporte, educação, habitação, contra o desemprego, a carestia ou contra a própria violência policial. O Brasil de 2014 não tem nada de pátria de chuteiras, ao contrário, é um barril de pólvora de dimensões continentais.

Sabemos, entretanto, que não basta ir às ruas. É fundamental que tenhamos clareza quanto aos nossos objetivos, que saibamos distinguir claramente nossos parceiros de luta na construção de um país verdadeiramente livre do sistema opressor que ainda tenta controlar sociedades em todo o mundo, de modo que o suor e sangue derramados não sejam aproveitados por oportunistas em busca de ascensão.

A imperativa defesa da Revolução, ou seja, de uma mudança radical, que não passa pela institucionalização da luta e sim pela destruição da institucionalidade política burguesa- latifundiária: esse é o caminho que a FIP-RJ aponta para todos/as os/as ativistas e se condensa na consigna a respeito da farsa eleitoral: “Não vote! Lute pela Revolução!”

Esse futuro brilhante só poderá ser construído com um presente de grandes lutas e sacrifícios. Não será um grupo de iluminados quem o fará, e sim os milhões e milhões de explorados de nossa terra, na cidade e no campo. Por isso, lutar sempre ao lado do povo é também um compromisso assumido pela Frente Independente Popular. Nesse momento, mais do que nunca, os lutadores e o povo que combate nas ruas devem dar as mãos, erguer os punhos, se organizar e dizer em alto e bom som que diante deste sistema opressor e desigual, Rebelar-se é justo e necessário!

Breve histórico da FIP-RJ:

Fundada em 02/08/2013, como fruto direto das mobilizações populares iniciadas em junho, a FIP-RJ se transformou hoje em um dos principais pólos do ativismo combativo de nossa cidade – e mesmo do país. Foram meses de panfletagens, agitações, manifestações, debates, plenárias, enfrentando a todo o momento a provocação e a repressão do Estado.

Abaixo algumas das principais lutas da FIP-RJ nesse breve período:

– Campanha “Fora Cabral e a farsa eleitoral!”, participando de manifestações ou as convocando;

– Contra o aumento das passagens e pelo Passe Livre para toda a população;

– Contra a repressão policial dentro e fora das manifestações, contra a CEIV (Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo em Manifestações Públicas) e a ilegal lei das máscaras – com a “tática do cordão”, que aplicamos em vários de nossos atos, barrando as revistas ilegais da polícia contra os manifestantes;

– Pela libertação dos presos políticos e extinção dos processos e inquéritos, com debates nas universidades, manifestações em solidariedade aos companheiros presos em 07/09 e 15/10, dentre outros, incluindo a emocionante panfletagem e agitação política no Complexo Penitenciário de Bangu;

– Contra o terrorismo de Estado de ontem e de hoje e pela punição dos torturadores do regime militar, tendo como atividade central a Manifestação histórica de 7 de setembro de 2013, que interrompeu o desfile militar;

– Contra a violência policial (UPPs etc.) e as remoções, intervindo em Manguinhos, Horto, Aldeia Maracanã e na Favela do Metrô-Mangueira;

– Em defesa da Aldeia Maracanã, inclusive reformando o espaço nas vésperas da realização do nosso Encontro;

– Em total apoio à luta dos professores, com blocos combativos nas manifestações e intervenção nas plenárias da categoria;

– Inúmeras panfletagens na Central do Brasil; panfletagens em Manguinhos, no Horto, na Favela Metrô-Mangueira, em hospitais etc.

O breve histórico de algumas atividades confirmam categoricamente a disposição dos diversos companheiros/as que têm se esforçado em construir a FIP-RJ pelo caminho da independência e combatividade. As atividades citadas foram sustentadas sempre por nossas próprias forças, e não contaram com NENHUM CENTAVO do Estado ou de qualquer partido eleitoreiro e candidato.

O nosso próprio Encontro é exemplo disso: foi todo construído com base em doações e no trabalho coletivo, que de fato revolucionou um pouco a cada um de nós.

A existência e o desenvolvimento da Frente Independente Popular do Rio de Janeiro confirmam a possibilidade do movimento popular se libertar das garras do oportunismo e do eleitoralismo, que tantas derrotas lhe têm causado. Tal prática nos traz força e reforça ainda mais nossa consciência de que a emancipação dos trabalhadores só pode ser obra dos próprios trabalhadores.

Anúncios

9 pensamentos sobre “Manifesto do I Encontro da FIP-RJ

  1. Meu nome é Oswaldo Barros e quero dizer que concordo com toda a pauta feita pela FIP, estive nos protestos de ontem dia 12 de junho 20-14, aliás eu tenho e a do ano passado tb estive em quuse todos temos eu que levar frases de efeito nos protestos e usar propagenda real do que está acontecendo neste pai´s,e conscentisar a o povo que futebol é umja alienação mundial porque enquanto eles estão torcendo nas “arenas” milhares no brasil todo estão morrendo nas filas de hopitais sem atendimento médico adequado precisamo mobilizar a população, avisar a população que ela esta sendo vítima de manobra para que esqueçam os verdadeiros problemas que o país vem enfrentando á séculos.. VAMOS A LUTRA AMIGOS por um país melhor, mas justo e mais democrático e não vamos recuar é hora de avançar.

  2. Olá pessoal da FIP, meu questionamento e : Porque A FIP nao muda o foco e inicia um estudo dos custos da copa no RJ e unifica estes protestos contra o TCE e órgãos rguladores dos gastos do governo??? Ai sim, estarão realmente mexendo na ferida e indo direto ao “centro nervoso” do problema.

  3. Gostaria de dizer que já existe uma lei em que vitimas podem ter danos morais e danos matérias mesmo não reclamando e nem comparecendo a audiência e já que a maioria não reclama porque tem que pagar taxa judiciária entre outros porque não colocar a lei da grecia antiga se tem ciência que o fato aconteceu porque não pagar automaticamente a vitima tem gente que é roubado e não procura a delegacia por causa da qualidade de atendimento e se é para ter essa qualidade não presissamos de defensoria e nem de juízes provo sabe que aconteceu manda denizar automaticamente tinha que existir a justiça automática juiz que avalia muito nada faz a respeito.
    Tinha que fazer uma auditoria para confiscar os bens de juízes políticos senadores e denizar automaticamente com muitas corresoes monetárias e juros quem pagou mensalidade escolar pagou plano de saúde etc. juiz é aquele em que equilibra a balança e não o que desiquilibra lei de justiça automática já

  4. FIFA nada fez a respeito da lesão corporal com neymar e porque que a policia não o prendeu porque que o ministério publico não o interviu mas isso não é novidade porque em transito e em agressão o prejuízo é toda da vitima e fica por isso mesmo mas na fifa com testemunhas e todas as câmeras do mundo olhando no minino o jogador colombiano tinha que ser levado para a delegacia algemado mas isso so acontece com quem exige seus direitos.

  5. Aos agentes secretos e serviços segretos do mundo inteiro tenho uma grande mensagem de amizade e amor para vocês porque eu sou o seu amigo segreto e tente interpretar agora a missão que eu tenho para vocês porque se vocês querem não so salvar o seu pais de origem e ate mesmo o mundo não se permita em ser uma maionete porque países que são um paraizo vai se tornar um inverno e países de primeiro mundo vão se tornar mendingos de primeira porque eles não querem soluções eles querem problemas escreve o que eu estou falando países feito Noruega, suesia, Dinamarca Áustria, que não tem uma população carcerária vai passar a ter crimes organizados so basta eles terem uma oportunidade porque eles envolvem tudo que é pais em guerra e vão envolver o seu pais em guerra também no meu pais o Brasil um exemplo dos sociopatas, louuuucosss,psicopatas com a loucura deles é que nem um pais da America latina se envolveu na segunda guerra mundial mas eles alem de fazer o Brasil se envolver num assundo que não é deles ainda apunahlaram o Brasil pelas costas porque é isso que eles sabem fazer de melhor com golpes econômicos e políticos mas o pior foi a lei marcial de 1964 que com isso muitas riquezas do Brasil foi destruída e morreu muitas mas muitas pessoas mesmo então não se permita que eles te envolva num conflito que não é teu outra missão a vocês verifique se já não ouve diversos casos deles matarem os agentes segretos não foi assidente foi morte provocada edigo mas não é so vocês que podem ser vitimas desta loucura toda sua famílias seus filhos também podem ser a próxima vitima então eu lhe te aconselho trabalhe pelo dinheiro mas não confie neste loucos pegue o diamante das guerras esportadas na áfrica mas fassa o que eles fariao e querem fazer com vocês traia eles ferre com eles mas fassa isso com tudo como se fosse um canser tudo para salvar o mundo de uma ruína .e não se esquessa o crime organizado é uma forma de domínio não so pela intimidaçao mas também o dominio do inconciente e do subconsciente o narcotráfico é um exemplo disso que os chinezes diverao que aprender levando a pior borrada da milenar historia deles então junte se a nos nesta revolução e a missão de vocês é fazer uma missão secreta não esquesa que tem seres de outros planeta olhando você isso mesmo extra terrestres existem eles escondem de vocês e cuidado para não ter energias de magias negras se proteja delas fazendo a caridade Jesus nos ensinou sem caridade não a salvação porque os loucos mexem com magias negras .e que a paz na terra e a paz do mundo estejam com voces .e eu falo com sinceridade e sem falsidade .

  6. acho que mais importante que o impechema da dilma é o impechema do PMDB-RJ fora eduardo paes fora pezao e fora marco andonio cabral saia para nunca mais voltar essa é a ,mais campanha sagrada qualquer um de qualquer PMDB menos o PMDB-rj porque eles sao membros da ditadura militar e digo mas a na secretaria municipal de educaçao da cidade do rio de janeiro para ser promovido tem que ser muito ruim tem que ser uma porcaria porque se nao nao vai ser promovido essa regra vale desta epoca da ditadura ate os tempos de hoje que já estamos em pleno 2015 e nada mudou so piorou e é por isso que quero fazer uma campanha e uma web campanha para que o dinheiro dos impostos que caro de abesurdo mais os roiotis que o estado rouba porque na cidade do rio de janeiro é o seguite nesta cidade que dizem que é maravilhosa mas é so para os turista se um professor da rede municipal reclamar de uma diretora essa diretora vai ser promovida a cordenadoria regional de educação e se reclamarem muito dos seus absurdos ela será promovida a secretaria de educação ai não so as escolas da região terá que aturar seus absurdos mas as escolas de toda a cidade e ai que se vê que não é serio não tem nada de serio é dinheiro publico muitos alunos da rede vão para prostituição e me pergunto será que tem cafetoes no meio deles muitos alunos vão para o crime organizado será que tem criminosos no meio deles porque será que não pode ter ou pensar em ter um olhar critico se é assim na cidade do rio de janeiro como é que se preocupam com outras cidades e a gangue do PMDB RJ apoia tudo isso e muitos mais então fora pezão, fora Paes e fora as mega empresas privatizadas pelo fernado enrrique Cardoso a Dilma é um atrasso ao Brasil mas vamos deixa La La antes que entre um louco pior que Dilma e vamos as ruas pelo impechema do pezão e Paes esses são prioridades e não se esqueça que o FHC mexeu na sua aposentadoria no seu salário no seu trabalho e ainda nos chamou de vagabundos.

  7. Gente a dilma vai sogrer um golpe de estado jundo com o povo brasileiro e o pior de tudo vai ser o povo que vai fazer o maior esforço pra depois vê que pior que Dilma foi os que deram o golpe nela pos o Brasil esta correndo perigo e porque que tudo que é de ruim dos megaempresarios com apoio as relações internacionais e comercio internacional quem leva a culpa é a Dilma se não e ela que faz tudo sozinha o FHC foi pior que Dilma e comprou os senadores mostrou que é miserável so que o povo esquesse o que aconteceu a 12 anos atraz o desempreogo é culpa do Fernando emrrique a misseria a maior parte foi feita por ele e as aposentadorias os vampiros tirou tudo que podia tira e também as pensões e previdências em geral e a culpa é de Dilma quem privatizou as estatais e sugou a Petrobras tudo que podia sugara foi a Dilma se pergunte se foi ela mesma. Então quem berra fora PT também tem que berra fora PSTU o que é do estado devolva ao estado o que é do povo devolva ao povo.

  8. No lugar de fazermos a campanha fora dilma vamos primeiro fazer a campanha dilma faça a reforma politica e a reforma do judiciário é sua chance de ter simpatizantes dos que berram fora dilma principalmente porque na campanha dilma falou que que ia fazer as reformas do judiciário e da politica então nos do povo não queremos o impetima de dilma mas fora os políticos que não querem essa reforma fora os serviços estrangeiros que nos jereta, produz fofocas e nos manipula com tudo isso nos não queremos fofocas nos não queremos ser manipulados nos não queremos ser jeretados dilma o povo quer saber quais são os pontos fortes e fraco para essas reformas PT O povo quer a verdade sem mentiras e sem duvidas quem são os políticos e as pessoas que impedem as reformas politicas e judiciarias pos já impediram da dilma escolher 5 novos ministros do supremo tribunal federal senado para de da golpe no judiciário abaixa os golpes políticos e judiciários.

  9. Pingback: Manifesto do I Encontro da FIP-RJ | Acordo Coletivo (Petroleiros, Bancários, Prof de Saúde)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s